Projeto Caminhos da Escola encerra-se com celebração no Instituto Paulo Freire

O Instituto Paulo Freire de Ação Social recebeu crianças e adolescentes das cinco entidades participantes do Projeto Caminhos da Escola na terça-feira (05/11/19).

O Momento de Celebração marcou o término das atividades do projeto, iniciativa da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), em parceria com a Acupuntura Urbana, o Instituto Paulo Freire e outras quatro instituições de Campinas.
O encontro consolidou o trabalho em rede entre escolas e entidades de contra turno. “Foi um momento de comoção. Conseguimos unir uma comunidade que não tinha comunicação. Com o projeto, houve essa integração e as pessoas entenderam a proposta de um diálogo mais próximo”, observou a coordenadora do Instituto, Sandra Landim. O Instituto Paulo Freire de Ação Social ocupou posição central ao longo do processo, acolhendo os grupos para discussão e avaliação coletiva do projeto.

Durante o encontro, crianças e adolescentes reconheceram a importância de dar vazão aos sonhos e planejar sua realização em conjunto. Houve consenso entre os educadores sobre a necessidade de ações que extrapolem os limites físicos da escola, rompam a rotina e tragam o engajamento das crianças em prol de um objetivo comum. A transformação das áreas externas das instituições em muros e calçadas brincantes, em outubro, foi o auge das atividades. “Foi um projeto de sucesso que atendeu todas as metas de realização e de comprometimento de educadores e crianças em todo o processo”, comemorou a facilitadora da Acupuntura Urbana, Renata Laurentino.