Inclua essa atitude na sua lista – Multiplique em 2020!

Quem tem paixão por ação social aproveita as oportunidades de beneficiar causas com as quais se identifica. É o caso da Doação Automática da Nota Fiscal Paulista, que potencializa os créditos para  entidades como o Instituto Paulo Freire de Ação Social.

Trata-se de um investimento diário na formação cidadã de 210 crianças e adolescentes, gerado pelo consumo habitual. Enquanto adquire materiais escolares ou outros bens para a família, por exemplo, o doador gera benefícios sem precedentes no futuro de muitas vidas.

O programa da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado incentiva a sociedade a aderir a Doação Automática, turbinando os créditos gerados pelos cupons fiscais com CPF. Com essa atitude, o consumidor pode fazer mais pelas causas sociais do que individualmente faria por si mesmo – já que seus créditos duplicam quando são  destinados a instituições sem fins lucrativos. O programa também prevê outras vantagens sobre o cálculo do crédito doado, além de manter  o consumidor nos sorteios da Nota Fiscal Paulista.

Embora o cadastramento no Programa de Doação Automática seja simples, seguro e tenha um potencial filantrópico maior, muitos consumidores ainda preferem manter a doação de cupons  sem CPF nas urnas. Esse tipo de doação continua válida, porém é pontual e bastante limitada: tem prazo de validade curto (vence em menos de 30 dias da data do cupom) e demanda um funcionário para a digitação e validação nota a nota. O fato é que os créditos da NFP valem muito mais se forem doados com CPF.

No contexto do acolhimento social de crianças e adolescentes, em que toda a ajuda é bem vinda, suprir as necessidades diárias é um desafio para o Instituto Paulo Freire. Daí a importância de ações de caráter contínuo que podem dar fôlego a novos projetos e maior estabilidade aos que estão em curso.

A adesão consciente à Doação Automática da Nota Fiscal Paulista é uma atitude de valor: são mínimos centavos que ao longo de um ano são capazes de reverter o fardo dos impostos em satisfação  social. É como o orvalho que cobre a terra e faz dar frutos, mesmo quando no céu não há sinal de chuva.

| PASSO A PASSO |

1) Cadastrar-se (fazer login) no site www.nfp.fazenda.sp.gov.br;

2) No menu, em “Entidades” e clicar em Doação de Cupons com CPF (Automática)*

3) No campo “CNPJ” digite 10.241.797/0001-72 e selecione o Instituto Paulo Freire de Ação Social. Ou faça a busca por nome e município (Campinas).

4) Escolha o período – anual, de preferência – que gostaria de permanecer como doador automático.

*O consumidor que já for cadastrado na Nota Fiscal Paulista deve resgatar saldo remanescente antes de aderir à Doação Automática.