ATS promove autoconfiança e fixação de valores universais

Temas de cidadania movimentaram a agenda semanal das crianças e adolescentes do Instituto Paulo Freire de Ação Social em fevereiro. Todos os conteúdos abordados geraram trabalhos para a Apresentação do Tema da Semana (ATS). A discussão em grupo e a apresentação em público favoreceram a fixação de valores universais e a desenvoltura individual.

Em rodas de conversa, foram tratados assuntos como educação, boas maneiras, higiene corporal, sinceridade, zeladoria, prevenção a doenças, entre outros. “A ideia é que as crianças se tornem multiplicadoras desses valores na família e na sociedade”, comenta Sandra Landim, coordenadora pedagógica do Instituto Paulo Freire. 

“Um grupo passou para outro o que realmente aprendeu”, explica o monitor Vinícius Aparecido dos Santos Silva, que criou o projeto. Além de vencer a timidez, falando em público, crianças e adolescentes também desenvolveram habilidades importantes, como escutar e respeitar pontos de vista diferentes. O trabalho foi árduo, de segunda a sexta-feira, quando expunham os temas para turmas de faixas etárias diferentes. Como recompensa ao bom desempenho, após os seminários, puderam usar o tempo livre para brincar.