A entidade

O Instituto Paulo Freire de Ação Social foi fundado em 31 de maio de 2008, no município de Campinas. A instituição surgiu a partir de um Projeto idealizado pelo pastor presidente da “Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Belém”, Paulo Freire da Costa, que acreditava ser necessário contribuir com a causa social no município de Campinas por meio das Oficinas de música, vendo na própria igreja um órgão com potencial para ajudar na manutenção da instituição através de doações.

Foi desta forma que, com apoio da comunidade evangélica, construiu o prédio do instituto no Jardim Monte Cristo.  O projeto, que no início era modesto, cresceu e se consolidou. Atualmente, atendemos 210 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos e 11 meses.

Desenvolvendo suas atividades em proteção social básica através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, o Instituto Paulo Freire de Ação Social contribui para a prevenção às situações de vulnerabilidade e risco social. Realiza articulação de referência e contra-referência com a Rede Social (DAS, CRAS, UBS, Conselho Tutelar, Escolas e outros recursos da comunidade).

Promover o desenvolvimento de programas e ações culturais, artísticas e esportivas em benefício da comunidade, trabalhando a convivência e o fortalecimento do vínculo familiar.

Ser um serviço de referência na comunidade, dotado de excelência e qualidade no atendimento, prevenindo e protegendo as crianças e adolescentes de riscos e violações de direitos.

  • Respeito ao ser humano
  • Responsabilidade Social
  • Transparência
  • Ética

Localização

Sua obra relevante é o Centro de Desenvolvimento I, que fica no Jardim Monte Cristo, instalado na maior ocupação da América Latina no Bairro Parque Oziel.
Este é o piloto de uma série de projetos idênticos que serão implantados nos próximos anos em Campinas e em outras cidades do estado de São Paulo.

Um crescimento notável no atendimento à comunidade!

A entidade começou as atividades com 70 atendidos. Hoje, são atendidas 210 crianças e adolescentes diariamente, divididas segundo o contraturno escolar.

Inserção social da entidade

A região de atuação da Instituição é a Sul, no bairro Jardim Monte Cristo, sendo um dos locais do município de Campinas de maior “vulnerabilidade social”, marcado por um histórico de lutas sociais pelo direito a moradia.

O Instituto Paulo Freire de Ação Social acredita que um futuro melhor é possível e é por isso que procura oferecer oportunidades as crianças e adolescentes da comunidade, resgatando a autoestima, estimulando-os a vislumbrarem uma realidade melhor para si e para suas famílias.