O Instituto Paulo Freire de Ação Social é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha desde 2007 com crianças e adolescentes com idade de 06 a 14 anos e 11 meses, em diversas oficinas, mantendo-os ocupados e afastados das ruas.
Tem suas ações voltadas para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, contribuindo assim com a comunidade na busca por transformações das condições de vida, fortalecendo a função protetiva da família e prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários.
Realiza articulação de referência e contra-referência com a Rede Social (CRAS, UBS, conselho Tutelar, Escolas e outros recursos da comunidade).
Este projeto nasceu do sonho do seu idealizador pastor Paulo Freire que queria oferecer cuidados às crianças e adolescentes das comunidades mais carentes, reinserindo-os na sociedade. Pensando nisso ele se juntou a um grupo de voluntários iniciando as atividades da entidade.
Sua obra relevante é o Centro de Desenvolvimento I, que fica no Jardim Monte Cristo, instalado na maior ocupação da América Latina no Bairro Oziel, zona periférica da cidade de Campinas, reunindo essas crianças e adolescentes. Este é o piloto de uma série de projetos idênticos que serão implantados nos próximos anos em Campinas e em outras cidades do estado de São Paulo.
Inserção social da entidade
A região de atuação do Instituto, O Jardim Monte Cristo, é um dos locais do município de Campinas de maior “vulnerabilidade social”, marcado por um histórico de lutas sociais pelo direito a moradia. Hoje o poder público e também as organizações sociais, como é o caso do Instituto Paulo Freire de Ação Social, buscam garantir a cidadania plena à população do bairro.
O foco da atuação do instituto é o futuro, e é por isso que procura oferecer oportunidades as crianças e adolescentes da comunidade. Acreditando que a partir do incentivo dado aos meninos e meninas será possível resgatar autoestima, estimulando-os a vislumbrarem uma realidade melhor para si e para suas famílias.
O Instituto retira as crianças da ociosidade e das ruas, que muitas vezes, às encaminham para caminhos ilícitos, e lhes oferece além de carinho e afeto, atividades educativas e um ambiente acolhedor, proporcionando o fortalecimento de vínculos e uma vivencia digna de cidadania.
Sua atuação é vinculada às atividades educativas pautadas na educação não formal, pretendem preencher os períodos de ociosidade dos adolescentes com atividades lúdicas, formativas, prazerosas que estimulem a criatividade, as habilidades senso – motoras, a capacidade de raciocínio lógico matemático, linguístico e musical na formação cidadã e no bom desempenho da educação formal.
O Instituto Paulo Freire de Ação Social tem por objetivo:
- Promoção de campanhas educativas nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e cidadania;
- Realização de parcerias com entidades afins, visando promover o desenvolvimento sócio econômico da comunidade onde opera;
- Promoção de cursos profissionalizante.
- O atendimento de forma continuada, permanente e planejada, prestando serviços, programas, projetos ou concedendo benefícios de prestação social básica e especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social;
Nossa Missão
Promover o desenvolvimento de programas e ações educacionais, culturais, artísticas e esportivas em benefício da comunidade, trabalhando a convivência e o fortalecimento do vínculo familiar, baseado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Nossa Visão
Ser referência no trabalho socioeducativo, respeitando a heterogeneidade das famílias, valores, crenças e identidades.
Nossos Valores
Respeito ao ser humano e suas diferenças, valores cristãos, ética, qualidade, eficácia, eficiência, responsabilidade social, competência e transparência.