Quanto vale um sorriso?

Por vivermos em uma democracia capitalista, temos o hábito de precificar todas as coisas. Aplicamos valores em tudo: quanto vale isso, quanto vale aquilo; o sucesso de nosso planejamento econômico depende desse tipo de ação. Contudo, reconheço que existem valores que são intangíveis. Quanto vale, por exemplo, um sorriso? Quanto vale oferecer um futuro melhor para uma criança que vive em uma condição de vulnerabilidade social?

Eu acredito que não exista nada mais poderoso do que um pequeno grupo movido pelas motivações corretas. Grandes revoluções ocorreram quando pessoas acreditaram que um futuro melhor seria possível e, movidos pela causa, se mobilizaram para ver a utopia se tornar realidade. Foram essas ações, originalmente isoladas em pequenos segmentos da sociedade, que moldaram o mundo como o conhecemos. Pequenos gestos podem se tornar grandes revoluções.

A ação social é um poderoso agente de transformação em comunidades carentes. Esse trabalho, quase invisível, de anônimos movidos pela força do amor tem dado um rumo novo a famílias fragilizadas pelas inúmeras vulnerabilidades sociais que encontramos em nosso país. Mas tudo pode ser diferente quando alguém decide se importar!

O cristão é, naturalmente, um cidadão sensível às causas sociais. O apóstolo Tiago, por exemplo, afirmou que “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tg 1.27). O trabalho do Instituto Paulo Freire de Ação Social é a nossa resposta às demandas sociais de nossa cidade. Uma sociedade pode ser transformada quando alguém se importa! E nós nos importamos, e nos unimos para através do projeto de transformação de nossa instituição, contribuir para que o futuro de crianças e adolescentes campineiros seja melhor.

Quanto vale isso? Muito mais do que a contribuição financeira que podemos oferecer mensalmente a instituição. Vale a certeza de que entendi a minha vocação de cristão e de que estou disposto a fazer a minha parte na construção de um mundo melhor e mais igualitário. Eu me importo! Eu sou um amigo do Instituto Paulo Freire. Seja você também! Participe conosco desse movimento de transformação social.