O trabalho de um arqueiro é uma poderosa alegoria para quem desenvolve a ação social. O arqueiro dispara suas flechas, uma após a outra sem, contudo, saber a distância que elas alcançarão.
De igual modo nós, do Instituto Paulo Freire de Ação Social, não sabemos onde um educando atendido em nosso espaço poderá chegar. Em algumas situações, podemos ficar surpreendidos com as conquistas que eles obterão na vida pós Instituto.
Débora Brito Oliveira, dezessete anos, foi educanda do Instituto dos nove aos onze anos. Após um tempo longe da Instituição, voltou ao nosso espaço aos quatorze anos e então concluiu sua jornada conosco. O convívio com a equipe de trabalho e com as demais crianças foi fundamental para que essa jovem desenvolvesse um poderoso senso de orientação pessoal e profissional, estabelecendo metas claras que gostaria de atingir no seu sonho de um futuro melhor.
Ela destaca o importante papel dos pais em incentivá-la a participar do Instituto: “eles me diziam que era uma oportunidade que eu não poderia perder”. Encorajada pela família ela concluiu sua formação, reconhecendo a importância da instituição para sua vida. Ela afirma: “no Instituto Paulo Freire, eu pude participar de diversas oficinas que contribuíram para o aprimoramento de minhas habilidades pessoais. O acolhimento dos professores foi muito importante: eles são nota dez”.
E esta pequena flecha foi longe! Débora trabalha atualmente na prefeitura de Campinas através do projeto Patrulheiros, do qual ela faz parte pelo encaminhamento do Instituto Paulo Freire de Ação Social. Continuou estudando violino (paixão adquirida enquanto esteve na instituição) e hoje faz parte da orquestra jovem da sede da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério Belém, em Campinas. Seu sonho é ser maestrina, e tem como objetivo formar-se pela UNICAMP.
Ela deixa uma mensagem para à equipe do Instituto Paulo Freire e aos mantenedores: “Através da boa ação deles, muitos sonhos e objetivos das crianças estão sendo alcançados. E vale a pena investir nelas!”. Que a ajuda generosa dos nossos apoiadores nos proporcione a chance de dispararmos outras flechas como essa.