Um novo caminho para crianças e adolescentes

Olá meu amigo, meu nome é Paulo Almeida e gostaria de falar com você a respeito do Instituto Paulo Freire de Ação Social. Talvez você já tenha ouvido alguma coisa sobre o instituto e de uma forma ou de outra ainda não entendeu o trabalho que desenvolvemos.

Como na maioria das vezes, o tema entidade assistencial é cercado de um pensamento equivocado de que apenas se cuida de pessoas carentes, pobres e desprovidas de recursos materiais, financeiros ou outras carências, faz se necessário um esclarecimento maior da questão, embora exista alguma verdade nisso. O que a maioria das pessoas pensa é que as instituições vivem fazendo doações de forma deliberada.

Mas não é assim que as coisas acontecem, e o ponto de vista é bem diferente disso, principalmente no Instituto Paulo Freire.

O INSTITUTO PAULO FREIRE DE AÇÃO SOCIAL é um novo caminho de inserção socioeconômico para crianças e adolescentes de Campinas, com abrangência extensiva às suas famílias. Mas como isso é feito e qual a receita para se atingir a tal inserção primeiramente social e depois econômica? Para responder a essa pergunta faz se necessário alicerçar alguns pontos. Primeiramente, saber que o ideal do instituto Paulo Freire está no imperativo divino, que é “amar ao próximo como a si mesmo”. Seguindo os princípios da Palavra de Deus, acreditamos que nenhuma mudança será completa sem que a pessoa tenha conhecimento que Deus é o Senhor Soberano, e assim são estruturados todos os processos da instituição.

A atuação do Instituto se enquadra na lei de assistência social e é regida através de programa assistido pelo poder público municipal, mediante inscrições e registros nos conselhos municipais. Isso gera maior consistência na execução do serviço, desde a identificação das maiores carências, até a qualidade do serviço prestado com integração na rede municipal. O atendimento é voltado para crianças e adolescentes com idade de 6 a 14 anos e onze meses, seguindo a legislação tipificada como serviço de convivência e fortalecimento de vinculos.

As 155 crianças e adolescentes são atendidas em contra turno escolar, ou seja, no horário inverso da escola. O Instituto oferece café da manhã e almoço para os educandos do período da manhã e almoço e lanche, para os da tarde. As atividades desenvolvidas visam incentivar o seu aprendizado e crescimento sadio. No Instituto, as crianças participam de oficinas de música, teatro, esportes, laboratório de informática com programa de inclusão digital, inglês e reforço escolar de matemática e português, com incentivo a leitura. Esta última tem sido um sucesso de nossas crianças em suas escolas, conforme depoimento dos professores.

Queremos destacar também algo que nos impacta muito e nos faz ver a maior razão deste trabalho: a partilha do evangelho no cotidiano das crianças, que tem levado diversas famílias a uma mudança de atitude, com muitas conversões a Deus. Sabemos que a educação de adolescentes, e o bom relacionamento entre eles e os pais, representa um grande desafio. Isso requer muita paciência, compreensão, amor e uma enorme dose de boa vontade. É impossível expressar a satisfação de ver mães abraçando seus filhos adolescentes e chorando, depois de tempos sem nem sequer se olharem, mesmo estando debaixo do mesmo teto.

Até aqui vemos ações voltadas para a inserção social e falaremos agora da inserção econômica. A primeira forma desta inserção é a possibilidade que as famílias têm de trabalhar, enquanto cuidamos de suas crianças, podendo trazer a tão necessária subsistência ao lar. Não são raros os casos de mães que procuram vaga para seus filhos e dizem: “eu preciso trabalhar e não tenho ninguém para cuidar dele”. Convivemos com essa realidade, lamentando por não conseguir atender mais crianças por estarmos operando com nossa capacidade máxima de atendimento.

Outra inserção, no contexto econômico, vem das parcerias que o Instituto tem feito, com entidades que têm aberto suas portas para receber os educandos egressos de nossa formação. São programas como Menor Aprendiz, Fundação Bradesco, Patrulheiros Campinas, Casa dos Conselhos e outros que têm sido grandes parceiros neste trabalho.

Assim atua o nosso Instituto Paulo Freire de Ação Social. O que possibilitou chegarmos até aqui foi o apoio incondicional da igreja e você faz parte dela. Portanto, seu apoio tem transformado vidas. Sentimo-nos na obrigação de lhe apresentar o fruto do seu apoio. E aguardamos a sua visita em nossas instalações. Venha nos visitar e verá quão grande obra o Senhor tem feito neste lugar.